Choose Your Location:  

Support   

Sistema de proteção contra incêndio CPVC é tão confiável quanto o aço?

By: Mark Knurek on Abril 18th, 2019

Print/Save as PDF

Sistema de proteção contra incêndio CPVC é tão confiável quanto o aço?

Corrosão  |  CPVC vs Aço  |  Sistema contra incêndio

Durante anos, proprietários de edifícios e instaladores confiaram no aço como material padrão para sistemas de sprinklers contra incêndio. Afinal, o aço é forte, durável e resiste bem ao calor intenso.

Mas o aço é difícil de trabalhar - ele leva muito tempo para soldar, muitas vezes é conectado por juntas roscadas que podem desalinhar-se no local e estão sujeitas a corrosão e incrustações com o passar do tempo. Além disso, a adaptação de um edifício com um sistema de proteção contra incêndio em aço exige o deslocamento de seus ocupantes e pode atrasar os cronogramas de construção.

Felizmente, você tem opções. Os sistemas especializados de engenharia e processamento têm mudado drasticamente as capacidades de diferentes materiais, especificamente plásticos. Foi introduzido em 1984 o  sistema de proteção contra incêndio, o cloreto de polivinil clorado (CPVC) que redefiniu o que se pode esperar de qualquer sistema de sprinklers contra incêndio.

Mas por que confiar no CPVC em relação ao aço para o seu próximo projeto de construção ou retrofit? Nosso recente guia, “CPVC x  Sistemas comerciais de Proteção contra Incêndios de aço,” compara os dois materiais em seis fatores-chave. Abaixo, destacamos três desses fatores.

 

O CPVC economiza dinheiro

Em nosso Relatório de Economia de Custos CPVC x Aço 2018, abordamos como um sistema de proteção contra incêndio BlazeMaster® pode economizar até 30% em custos em comparação a uma solução totalmente em aço, dependendo da estrutura do prédio e da quantidade utilizada. Veja como:

  • As instalações de CPVC são mais rápidas e fáceis de concluir, o que economiza tempo e recursos substanciais.
  • Os custos de material do CPVC são mais baixos e mais estáveis que os do aço.
  • Comparado ao aço, o CPVC permite reparos mais rápidos e fáceis e requer uma manutenção muito menos contínua, o que economiza custos de material e técnicos.
  • A tubulação CPVC requer diâmetros de tubo menores que o aço para o mesmo fluxo hidráulico, o que reduz os custos gerais do material.

 

O CPVC é mais fácil de instalar

A tubulação de aço é pesada, rígida e requer ferramentas especiais. Para manobrá-lo em torno de um local de trabalho, são necessários equipamentos especiais e dois ou mais instaladores. Geralmente, é muito rígido para manobrar em espaços apertados e instalar em áreas de difícil acesso, e a instalação exige maçaricos e máquinas de rosqueamento barulhentas.

Em resumo, a instalação do sistema contra incêndio de aço significa mais instaladores, maquinário caro, licenças caras de trabalho com instrumentos quentes, pré-fabricação e desocupação dos inquilinos nas instalações.

A tubulação de CPVC, por outro lado, pesa menos, é flexível e é unida usando um processo de cimento solvente rápido, de uma etapa. Em comparação com o aço, um sistema de sprinklers contra incêndio CPVC resulta em:

  • Instalação mais limpa e silenciosa.
  • Apenas um instalador no lugar de vários.
  • Fabricação no local, mesmo em espaços apertados.
  • Nenhuma desocupação necessária dos inquilinos do prédio.

CPVC vs Steel

O CPVC resiste à corrosão

Os sistemas de tubulação de aço em qualquer aplicação, incluindo sistemas de sprinklers contra incêndio, são suscetíveis à corrosão. A corrosão degrada o interior de um tubo, o que cria mais atrito em sua superfície e, em última análise, reduz o fluxo de água.

De fato, a VdS, uma empresa alemã de segurança contra incêndios, descobriu que 73% dos sistemas de aço seco têm problemas de corrosão significativos aos 12,5 anos e 35% dos sistemas úmidos têm problemas significativos de corrosão após 25 anos. No entanto, essas danificações podem ocorrer “dois anos após a instalação.”

Tubos de aço também são suscetíveis a incrustração, que ocorrem quando minerais dissolvidos caem da água e se fixam à parede do tubo, geralmente perto de conexões e cantos. À medida que esta incrustração se acumula, pode limitar ou bloquear totalmente o fluxo de água.

O CPVC resiste à corrosão e a incrustração por até 50 anos de vida útil. Quando se trata de um sistema de sprinklers de incêndio duradouro e confiável, a tubulação de CPVC é uma escolha mais forte do que o aço.

 

Compare as opções de material do sistema de sprinklers contra incêndio

Para uma comparação mais aprofundada desses materiais, baixe nosso e-book GRÁTIS, “Guia Comercial de Proteção contra Incêndio do Aço x CPVC: Qual é a Melhor Escolha para Sistemas Comerciais de Proteção contra Incêndio ?

 

CPVC x AÇO