Choose Your Location:  

Support   

6 equívocos sobre os sistemas de proteção contra incêndios em CPVC

By: Mark Knurek on Dezembro 15th, 2018

Print/Save as PDF

6 equívocos sobre os sistemas de proteção contra incêndios em CPVC

Retrofit  |  CPVC Blazemaster  |  Guia de Instalação  |  CPVC vs Aço  |  Cimento Solvente

Embora os sistemas de proteção contra incêndio em aço tenham sido a opção tradicional para aplicações residenciais e nas retrofit, o CPVC, ou cloreto de polivinil clorado, tem um histórico comprovado de instalações econômicas e de economia de tempo. Com 600 milhões de metros (1.968 pés) de sistema de tubulação instalados em mais de 60 países, o Sistema de Proteção contra Incêndio de CPVC BlazeMaster® tornou-se um material alternativo seguro e confiável no lugar do aço em sistemas de sprinklers contra incêndio.

Ainda assim, alguns instaladores e especialistas têm reservas quanto à adequação do CPVC para sistemas de proteção contra incêndio. Abaixo, dissipamos alguns dos mitos comuns que ouvimos de empreiteiros e proprietários de edifícios.

 

Mito 1: “O CPVC com certeza derreterá em um incêndio”.

Fato: A tubulação de CPVC alcançou a melhor classificação possível de proteção contra incêndio de um material não metálico, que é Bs1d0:

  • Comportamento ao fogo: B = baixa inflamabilidade sem contribuição para a descarga elétrica.
  • Desenvolvimento de fumaça: s1 = baixo desenvolvimento de fumaça.
  • Gotículas flamejantes: d0 = sem gotas acesas.

Teste de Incêndio BlazeMaster

 

Durante um teste UL, como mostrado na figura acima, uma labareda de fogo entre 370°C (698°F) e 483°C (901,4°F) entrou em contato direto com a tubulação CPVC BlazeMaster por 10 minutos.

Este exemplo mostra que, quando expostos a um incêndio, a tubulação de CPVC forma uma camada de carbonização no exterior do tubo, que funciona como uma barreira térmica para reduzir a condução de calor. A água que flui através do tubo também resfria o interior, reduzindo ainda mais a taxa de inflamação.

 

Mito 2: “O CPVC é muito caro”.

Fato: Com um sistema de junção fácil do cimento solvente de uma única etapa, os sistemas de proteção contra incêndio BlazeMaster requerem:

  • Redução do tempo de instalação, economizando custos de mão de obra.
  • Sem ferramentas adicionais, economizando dinheiro em contratação e manutenção.
  • Menores custos do ciclo de vida, economizando em manutenção de longo prazo.

Um estudo recente descobriu que o uso do Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® para uma retrofit em um lar para idosos de 40 leitos levaria menos da metade das horas de instalação (apenas 640 x 1.320), gerando uma economia significativa no custo do projeto.

Para saber mais sobre o custo-benefício do CPVC BlazeMaster®, confira nosso post recente, “Como o CPVC do sistemas de proteção contra incêndio economiza tempo e dinheiro”.

 

Mito 3: “Não funcionará tão bem quanto o aço”.

Fato: Os sistemas de tubulação de CPVC BlazeMaster® oferecem uma hidráulica superior em comparação com o aço, que:

  • Alcance o fator C de 150 para capacidades hidráulicas, ao contrário do aço que tem um fator C inicial de 120 e diminui ao longo do tempo.
  • Não corroe ao longo do tempo como aço.

Quando a tubulação de aço corrói, os níveis de fluxo de água diminuem. Por outro lado, o CPVC mantém o sistema de tubulação pronto para uma emergência, evitando a escamação e a corrosão por mais de 50 anos. O Sistema de Proteção contra Incêndio de CPVC BlazeMaster® também fornece imunidade natural à corrosão microbiologicamente influenciada (MIC).

 

Mito 4: “O CPVC é ruim para o meio ambiente”.

Fato: De acordo com a adequação ISO-2011, a avaliação do ciclo de vida, o Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster®  supera a do aço em 12 das 13 categorias ambientais, incluindo:

  • Impacto das mudanças climáticas.
  • Esgotamento do metal.
  • Consumo de energia.

 

Desempenho Ambiental BlazeMaster & Aço

 


Isso significa que o o Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® tem metade do impacto da mudança climática comparado ao aço.

“O Sistema de Proteção contra Incêndio da BlazeMaster® surgiu como uma opção muito mais forte para uma solução de sprinkler contra incêndio ecologicamente correta.” - Michael Collins, Diretor Técnico da Environmental Resources Management

 

Mito 5: “Não é aprovado por órgãos industriais”.

Fato: Os Sistemas de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® têm sido uma solução aprovada nos Estados Unidos e no Reino Unido para todos os seus requisitos de retrofit e para sprinklers residenciais contra incêndio. Além de serem listados pela UL, FM Global e LPCB, eles também tem:

  • NFPA 13 - Ocupações de risco leve: O projeto e a referência da instalação de Sistemas de Proteção contra Incêndio automático.
  • BS9251: O principal padrão britânico que cobre os sprinklers de incêndio do Reino Unido.
  • BS EN 12845: A classificação de riscos e fornecimento de suprimentos de água.
  • ASTM 4120-06: Os padrões internacionais para testes e materiais. O BlazeMaster® é o primeiro e único fabricante de CPVC a atender a norma ASTM 4120-06.
  • NSF/ANSI 14 and NSF/ANSI 16: Certificação internacional para transporte de água potável para componentes de sistemas de tubulação de plásticos e materiais relacionados e componentes de sistema de água potável - Efeitos para a saúde.

 

NSF NFPA13 BSI

 

Os Sistemas de Proteção Contra Incêndio BlazeMaster® também foram aprovados para uso em residências unifamiliares, ocupações de várias famílias e projetos de retrofit, provando que eles são uma solução viável para instaladores e especialistas.

 

Mito 6: “É difícil de instalar”.

Fato: O Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® é realmente fácil e rápido de instalar por vários motivos. A instalação pode ser concluída com um sistema simples de junção de uma só etapa, o que elimina a necessidade de maçaricos ou técnicas de fusão de calor, eletricidade e pré-fabricação.

A tubulação CPVC não apenas oferece uma instalação mais fácil, mas também:

  • Oferece uma instalação mais limpa e silenciosa.
  • Não requer que o edifício seja desocupado.
  • Minimiza a perturbação aos inquilinos durante as instalações de modernização.
  • Reduz o tempo de instalação e, portanto, os custos, em comparação com o aço.
  • É leve, o que significa que as instalações em áreas de difícil acesso são muito mais fáceis e não é necessário equipamento especial para movimentá-lo em um projeto.

 

O CPVC BlazeMaster® fornece a confiança que você precisa

Projetado para proteção contra incêndio através de uma pesquisa e desenvolvimento inovador da Lubrizol, a tecnologia BlazeMaster continua a definir o padrão da indústria.

Como instalador, especialista ou construtor, você tem alguma dúvida sobre o CPVC? Nossa equipe de consultores de sistemas de tubulação está disponível para falar com você sobre o CPVC BlazeMaster® ou seus próximos requisitos de proteção contra incêndio. Agende uma consulta gratuita.

Também é importante notar que nem todo tubo laranja é o mesmo. Se você procura confiança para toda a vida, escolha o sistema de proteção BlazeMaster®.