Choose Your Location:  

Support   

0
Contate-nos
Contate-nos
Por que usar o Sistema de Proteção contra Incêndio CPVC BlazeMaster®
Blog Feature

Subscrever

Por: Mark Knurek Data: 13 de Junho de 2019

Imprimir/Salvar como PDF

Por que usar o Sistema de Proteção contra Incêndio CPVC BlazeMaster®

Comparacao de Materiais

Por 30 anos, os Sistemas de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® foram indicados para milhares de edifícios residenciais e comerciais em todo o mundo. Mas por que os proprietários e instaladores estão escolhendo um sistema de sprinklers termoplásticos em lugar do aço e outros materiais não metálicos?

Para responder a essa pergunta, precisamos explicar brevemente as décadas de inovação, validação e desempenho comprovado do CPVC BlazeMaster®.

 

Um novo tipo de termoplástico

Em 1959, a Lubrizol (então BFGoodrich) comercializou um novo cloreto de polivinil clorado (CPVC). A marca chamava-se Hi-Temp devido à sua capacidade única de suportar calor e pressão extremas, ao contrário de outros materiais plásticos.

Além disso, o CPVC da Lubrizol produzia menos fumaça do que outros plásticos e tinha um Ìndice de Oxigênio Limite (LOI) muito alto de 60, exigindo 60% de oxigênio para sustentar uma chama.

Embora originalmente introduzida no mercado como uma solução de encanamento potável, Michelle Knight, cientista de R&D da Lubrizol há quase 30 anos, lembra como o sucesso inicial do CPVC fez com que eles pensassem que poderiam expandir com sucesso no mercado de sprinklers. “Sabíamos que tínhamos um material forte e capaz e sabíamos que poderíamos fazer mais com ele”.

Assim, os engenheiros de produto da Lubrizol começaram a refinar o material para sistemas de sprinklers contra incêndio - lançando o Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® em 1984.

 

Obtendo de terceirizados as aprovações e registros

Como o Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® foi o primeiro a introduzir um material plástico no mercado de sprinklers contra incêndio, muitos dos testes que existem hoje para garantir o desempenho dos sistemas termoplásticos não existiam.

Nossa equipe de produtos e engenharia trabalhou de perto com Laboratórios Parceiros para desenvolver uma série de testes que avaliam com eficácia a capacidade de materiais de tubulação de plástico para trabalhar de forma confiável quando expostos a calor e chamas extremas. O atual teste de incêndio da UL 1821 foi desenvolvido a partir do nosso trabalho com a UL.

Hoje, para passar no padrão UL 1821, uma chama de heptano é posicionada sob uma junta da tubulação e na conexão. O fogo atinge 1.600°F (871°C) e o tubo deve ficar em pé para contato direto com a chama do fogo a 700-900°F (371-482°C) por um total de 10 minutos.

 

Peak-Temperature-CPVC

 

O CPVC BlazeMaster® passou por este e vários outros testes para obter nosso registro de UL.

Como a principal defensora mundial da prevenção de incêndios, a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios (em inglês, NFPA) é uma organização internacional com a missão de reduzir a carga de fogo e outros riscos à qualidade de vida.

Os sistemas de sprinklers contra incêndios CPVC BlazeMaster estão registrados para todas as ocupações de risco leve, conforme definido pela NFPA 13, ocupações residenciais de pouca altura, conforme definido na NFPA 13R e residências de uma e duas famílias, conforme definido pela NFPA 13D.

O Sistema de Proteção contra Incêndio BlazeMaster® tem sido uma solução aprovada para edifícios residenciais e comerciais e retrofits em todo o mundo e atende aos padrões das principais agências internacionais:

  • Associação Nacional de Proteção contra Incêndios (NFPA)
  • ASTM International
  • Factory Mutual (FM)
  • NSF International
  • Laboratórios Terceirizados (UL)
  • Sistema do Conselho de Regulamentação da Água (WRAS)
  • Comitê de Certificação de Prevenção de Perdas (LPCB)
  • Normas Padrões Britânicas (BSI)

 

Encontrando seu lugar no mercado

Levou tempo e esforço do CPVC BlazeMaster® para chegar onde está hoje. Quando o material chegou ao mercado pela primeira vez em 1984, ele superou as percepções iniciais negativas para garantir sua reivindicação na indústria de proteção contra incêndio, provando que era uma solução mais confiável que o aço.

Pesquisas, desenvolvimento e testes líderes no setor ao longo da década de 1980 permitiram que ele demonstrasse que poderia fornecer características superiores de fumaça e chama, se defender da combustão e resistir à corrosão do cloro utilizado no tratamento do suprimento de água.

Foi perto do final dos anos de 1990, onde o preço da tubulação de aço começou a superar a do CPVC. Isso, combinado com a economia de mão-de-obra por meio de seu processo de instalação simplificado, permitiu que o BlazeMaster® oferecesse um valor total e econômico que o aço simplesmente não podia igualar.

Chegando à década de 2000, desenvolveu o primeiro e único composto de conexões com classificação de pressão e se tornou o primeiro sistema de CPVC registrado pela UL para uso em aplicações de subsolo residencial. Ele também introduziu o Programa Compatível com o Sistema FBC™ permitindo aos instaladores referenciar de forma rápida e fácil a compatibilidade química de produtos auxiliares com tubos e conexões CPVC BlazeMaster®.

Foi esse conjunto de inovações que permitiu que o CPVC BlazeMaster® fosse usado por milhares de projetos de construção de risco leve em todo o mundo, como:

  • Casas unifamiliares
  • Casas multifamiliares
  • Propriedades comerciais e residenciais
  • Arranha-céus
  • Retrofits

 

O sistema de sprinklers contra incêndio não metálico mais indicado

O Sistema de Proteção contra Incêndio CPVC BlazeMaster® é o sistema de sprinklers não-metálicos mais indicado do mundo.

Facilmente disponível através de vários fabricantes parceiros, a escolha do sistema CPVC BlazeMaster® significa proteção contra incêndio confiável e sem problemas para toda a vida. Isso também significa ter acesso a suporte técnico incomparável e especializado no local além de treinamento de instalação grátis online.

Para saber mais sobre os Sistemas de Proteção Contra Incêndios CPVC BlazeMaster® ou para dúvidas, entre em contato com nossa equipe de consultores de sistemas de tubulação.