Choose Your Location:  

Support   

Como usar o cimento solvente para instalar o CPVC BlazeMaster®

By: Maicon Espadilha on Abril 5th, 2023

Print/Save as PDF

Como usar o cimento solvente para instalar o CPVC BlazeMaster®

CPVC Blazemaster  |  Guia de Instalação  |  Cimento Solvente

Quer você esteja instalando os sistemas de proteção contra incêndio BlazeMaster® há 10 anos ou 10 dias, é sempre uma boa ideia voltar ao básico de vez em quando. Assim como os atletas profissionais praticam a mesma jogada ou movimento repetidamente, eles se sentam para organizar ideias e discutir seus “porquês” por trás dos “o quês”.

Questões regulatórias e normativas durante a instalação de sprinklers são muito mais difíceis de corrigir caso algo não esteja em conformidade. Por isso, a atenção deve ser redobrada durante a especificação e instalação de um projeto de sistema de prevenção e combate a incêndios.

Quando instalados em uma residência, por exemplo, as condições e requisitos de abastecimento de água para sistemas de sprinklers devem ser totalmente cumpridos antes da instalação do sistema em si.

sprinkler com cpvc blazemasterAlém disso, a escolha dos aspersores corretos também é muito importante. É fundamental que eles sejam selecionados corretamente, além de instalados e operados da maneira mais eficaz possível.

Uma das grandes vantagens de se utilizar o CPVC BlazeMaster® em um sistema de combate e prevenção a incêndios é sua facilidade de instalação. O uso do cimento solvente como método de soldagem aliado a maleabilidade do material, o tornam ideal para aplicação em locais confinados ou de difícil acesso.

Entretanto, é sempre importante reforçar alguns pontos durante o processo de instalação para que não ocorram falhas futuras.

 

Hora da instalação: o que é cimento solvente?

O cimento solvente é composto de resina CPVC, estabilizadores e enchimentos misturados em um coquetel de solventes. Esses solventes servem basicamente a dois propósitos. Quando aplicados ao tubo e ao encaixe, os solventes amolecem e dissolvem a camada superior do tubo e do material do encaixe, desprendendo as moléculas da superfície. Esse encaixe força as peças a uma posição confortável enredando as moléculas, fundindo as duas peças. À medida que o solvente evapora, as moléculas endurecem novamente, criando uma ligação permanente entre o tubo e as conexões.Cimento solvente para sistema de sprinklers

Quando aplicados corretamente e estiverem totalmente curados, os solventes não enfraquecem a integridade estrutural do material e a junta fundida assume as mesmas características e capacidades do próprio material da tubulação. Isso ajuda a manter a expectativa de vida, temperatura de alta distorção, classificação de pressão e segurança em todo o sistema.

A utilização do cimento solvente é altamente recomendada pois a instalação é mais rápida, silenciosa e segura, além de ser mais barata do que outras alternativas, como sistemas de aço.

 

Cuidados básicos

Instalação de CPVC BlazeMasterAntes de iniciar qualquer instalação é preciso atenção e cuidados especiais com a ferramenta mais importante envolvida no processo: o instalador. Use sempre roupas de proteção, óculos e luvas. Embora a soldagem com cimento solvente seja muito mais segura do que outros métodos de instalação, já que não necessita de calor, ainda é um processo químico. Portanto, a pele e os olhos devem estar sempre cobertos.

Certifique-se de que a área de trabalho esteja adequadamente ventilada. Nunca fume, coma ou beba enquanto estiver usando o cimento solvente.

 

Manuseie com cuidado

Os tubos e conexões BlazeMaster® são feitos para resistir aos rigores da proteção contra incêndio por anos. De qualquer maneira, antes da instalação, é recomendável manusear os tubos e conexões BlazeMaster® com cuidado para manter a integridade do produto. Isso significa manter os produtos em suas embalagens originais até que sejam instalados. O armazenamento deve evitar o contato com a luz solar direta por longos períodos de tempo. Caso seja necessário armazená-lo ao ar livre, cubra o CPVC BlazeMaster® com uma lona opaca. Não use tubos que tenham desbotado devido à exposição prolongada à luz solar.

 

Corte e junte como um profissional

Ao cortar os tubos de CPVC BlazeMaster®, use um cortador de catraca de lâmina afiada (somente em temperaturas iguais ou superiores a 10°C – 50°F), cortador de tubos de plástico tipo roda, serra elétrica ou serra de dentes finos em um ângulo reto. IMPORTANTE: NUNCA use um cortador de catraca para cortar o tubo BlazeMaster® em sistemas já existentes, pois o tubo pode comprimir.Cortador para tubos de CPVC

Após o corte, é necessário rebarbar por dentro e chanfrar por fora do tubo. As bordas chanfradas evitam que o cimento solvente seja empurrado para baixo na conexão durante a inserção. Certifique-se de girar a ferramenta de chanfro em uma direção. Ao rebarbar o interior do tubo, certifique-se de remover todos os pequenos pedaços de tubo ou eles podem cair nos aspersores e interromper o fluxo de água. Cumpridas essas etapas, teste o encaixe do tubo ainda sem a aplicação do cimento solvente.

  • Dica: Inspecione o tubo antes e depois do corte. Não deve haver rachaduras ou danos visíveis. Se houver danos, meça duas polegadas (aproximadamente 5cm) a partir do final da rachadura e corte novamente o tubo. Certifique-se de usar também um pano limpo e seco para remover quaisquer detritos soltos ou umidade para evitar prolongar o tempo de cura e enfraquecer as conexões que serão soldadas com cimento solvente.

Aplicando o cimento solvente

Primeiramente, certifique-se de usar o tamanho correto de pincel para garantir o encaixe adequado:

  • Para tubos de ¾ de polegada (19 mm) a 1 polegada (25 mm), use dauber de ½ polegada (12,7 mm).
  • Para tubos de 1¼ de polegada (32 mm) a 3 polegadas (76 mm), use dauber de ¾ de polegada (19 mm)

Instalação de CPVC BlazeMasterCom o aplicador correto, primeiramente aplique o cimento solvente na parte externa do tubo. Sem mergulhar o aplicador de volta na lata, aplique-o no interior da conexão. Para tubulações de diâmetros 1-1/4” (32 mm) ou maiores, mergulhe o pincel de volta na lata e aplique no tubo mais uma vez.

Insira a extremidade do tubo na conexão enquanto gira o tubo a ¼ de volta. Segure as duas peças por 30 segundos, e limpe qualquer excesso de cimento na superfície do tubo.

Importante: Verifique a data de validade no fundo da lata de cimento solvente antes de aplicá-la em qualquer tubo ou conexão. O cimento solvente tem prazo de validade de dois anos a partir da data de fabricação e deve ser descartado se não for utilizado dentro desse prazo. O cimento solvente também deve ser armazenado em temperaturas entre 4 - 43°C (40°-110°F) e longe do calor, fontes de ignição e frio extremo. Se o cimento solvente (adesivo solvente) estiver "gelatinoso" ou descolorido, descarte-o; ele NUNCA deve ser usado.

 

A cura para tudo

Siga sempre as instruções do fabricante do tubo quanto ao tempo de cura (o guia de instalação do BlazeMaster® pode conter informações sobre os tempos de cura, mas nunca deve sobrepor os tempos sugeridos pelo fabricante). Ele pode variar quanto a pressão, tamanho do tubo e temperatura. Esses tempos pressupõe que o tubo e as conexões estejam secos. Se houver água, os tempos de cura aumentarão. Os sprinklers devem ser instalados somente após a cura completa do solvente.

Nota: Os tempos de cura para modificar ou reparar um sistema existente são mais longos. Você pode consultá-los aqui.

 

Esta são apenas algumas das orientações disponíveis para uma instalação do CPVC BlazeMaster® mais segura e confiável. É importante reforçar que esse post não se destina a substituir as instruções de instalação do fabricante. É para ser uma lista útil do que fazer – e o que não fazer – ao instalar o CPVC BlazeMaster®.

Além disso, não se esqueça de que ao optar por trabalhar com os sistemas de proteção contra incêndio BlazeMaster®, você terá acesso à nossa equipe de especialistas em produtos que podem fornecer suporte técnico, treinamento e demonstrações no local, análise de falhas e muito mais durante toda a vida útil do seu sistema.

Entre em contato agora mesmo!

 

 

Gostou da postagem? Tem algum sugestão de conteúdo? Então preencha o formulário abaixo e deixe o seu comentário!