Choose Your Location:  

Support   

0
Contate-nos
Contate-nos
Como conectar corretamente o cabeçote do sprinkler contra incêndio
Blog Feature

Subscrever

Por: Mark Knurek Data: 9 de Maio de 2019

Imprimir/Salvar como PDF

Como conectar corretamente o cabeçote do sprinkler contra incêndio

Instalacao

Seja  um novo sistema ou substituindo os cabeçotes antigos ou danificados, a eficácia e a confiança do cabeçote do sprinkler geralmente está relacionada a uma instalação adequada.

Nossa equipe de especialistas em sistemas contra incêndio reuniu um panorama geral sobre como instalar corretamente os sprinklers contra incêndio com o CPVC BlazeMaster®. As etapas a seguir garantirão que os cabeçotes de sprinklers estejam livres de vazamentos, seguros e corretamente posicionadas.

É importante observar que as orientações a seguir são gerais. O sistema de sprinklers contra incêndio  BlazeMaster aconselha os instaladores a revisarem as instruções do fabricante antes da instalação.

 

Adaptadores de cabeçote de sprinkler contra incêndio

Os adaptadores de cabeçote de sprinklers contra incêndio vêm em uma variedade de estilos, incluindo todos os CPVC e CPVC com inserções ou fios de latão. A seleção do adaptador geralmente é baseada nas demandas do sistema e na preferência do arquiteto/instalador.

O tipo de adaptador determinará como o adaptador do cabeçote deve ser instalado. Especificamente, os seguintes elementos influenciarão no processo:

  • Material do soquete: O tipo de material usado para o soquete do adaptador influencia como o cabeçote do sprinkler contra incêndio é apertado no lugar. Todas os soquetes de plástico tendem a exigir aperto manual com uma ou duas voltas adicionais usando uma chave.
  • Junta de Vedação: A presença de uma vedação de junta dentro do soquete do cabeçote do sprinkler determinará a necessidade de vedante de rosca.

 

1. Conecte o adaptador do cabeçote do sprinkler

Em um sistema de sprinklers contra incêndio CPVC BlazeMaster, os cabeçotes de sprinklers são conectados ao sistema usando um cimento solvente aprovado ou registrado. Uma quantidade média de cimento solvente deve ser aplicada no interior do adaptador e no exterior do tubo adjacente.

Precione o adaptador no lugar, dando-lhe um quarto de volta para garantir a aplicação do cimento solvente. Permita ao adaptador a quantidade adequada de tempo para se ajustar e curar. A força de girar o cabeçote do sprinkler no lugar pode danificar a junta que não tenha sido adequadamente curada.

Verifique a etiqueta do fabricante do cimento de solvente quanto aos tempos adequados de ajuste e cura com base nas condições ambientais.

Sempre conecte o adaptador antes de inserir o cabeçote do sprinkler. Isso ajuda a evitar que o cimento solvente molhado pingue na cabeça do sprinkler e obstrua a abertura.

 

2. Prepare o cabeçote do sprinkler

Examine as roscas de saída do cabeçote do sprinkler para garantir que estejam limpas e livres de qualquer coisa que possa romper a vedação ou danificar a junta. Isso pode incluir selante, tinta e/ou fita adesiva.

Uma vez inspecionado, se necessário, aplique um selante de fita de rosca compatível nas roscas de conexão da saída. A fita de rosca TFE é o vedante recomendado para conexões CPVC. Este selante cria uma vedação à prova d'água, evitando vazamentos e mantendo a pressão do sistema. NÃO use uma combinação de fita adesiva e vedante de rosca na mesma junta.

 

3. Inserte o cabeçote do sprinkler, aperte e alinhe

Insira o cabeçote do sprinkler no soquete do adaptador e aperte com a mão no lugar. Em seguida, pegue uma chave de boca combinada ou de sprinklers e dê um máximo de uma a duas voltas completas até que a cabeça esteja alinhada corretamente com a área coberta.

O torque excessivo do cabeçote do sprinkler pode danificar e até romper o adaptador, inutilizando-o.

Depois que todos os sprinklers tiverem sido instalados, você poderá pressurizar o sistema e inspecionar todos os sprinklers para garantir uma instalação sem vazamentos.

 

Recursos Adicionais de Instalação

Para obter mais informações ou perguntas sobre a instalação de cabeçotes de sprinklers nos sistemas CPVC BlazeMaster, confira estes recursos úteis:

Guia para aspersores CPVC