Choose Your Location:  

Support   

Padrão do Sistema de Proteção Contra Incêndio, códigos e aprovações dadas ao CPVC BlazeMaster®

By: Mark Knurek on Março 15th, 2019

Print/Save as PDF

Padrão do Sistema de Proteção Contra Incêndio, códigos e aprovações dadas ao CPVC BlazeMaster®

CPVC Blazemaster

O CPVC entrou na indústria de encanamentos e tubulações industriais no final da década de 1950, mas levou algumas décadas para alcançar o segmento altamente regulado da proteção contra incêndio.

As organizações investem tempo e dinheiro significativos para salvar vidas e proteger suas propriedades, por isso faz sentido que haja regulamentos, estipulações e requisitos intensos sobre as capacidades dos materiais que podem ser usados em sistemas de proteção contra incêndio.

A lista é crescente e cotínua em questões de certificações e aprovações que jogaram um papel importante no sucesso do CPVC BlazeMaster®.

 

Registros e aprovações ao CPVC BlazeMaster

O CPVC BlazeMaster tornou-se o sistema de tubulação contra incêndios não-metálico para sprinklers mais indicado do mundo. Destaca-se de outros CPVC porque foi especialmente projetado para aplicações de proteção contra incêndio, o que permitiu que ele satisfizesse a padrões e recebesse registros e aprovações de várias agências internacionais importantes.

 

Associação Nacional de Proteção contra Incêndio (NFPA)

A NFPA é a principal defensora mundial da proteção contra incêndios e fonte autorizada em segurança pública. Trabalhando de perto com a comunidade para entender suas necessidades e riscos, eles estabeleceram padrões para que os fabricantes cumprissem, reduzindo assim a carga de incêndio e outros perigos relativos a qualidade de vida.

O CPVC BlazeMaster atende a vários padrões definidos pela NFPA, incluindo:

  • NFPA 13: Um padrão de referência da indústria para a instalação de sistemas de sprinklers. Como membro de longa data da NFPA, o CPVC BlazeMaster atende ao padrão NFPA 13 e é aprovado para todas as aplicações de risco leve..
  • NFPA 13D: Uma subseção da NFPA 13, a NFPA 13D aplica-se especificamente a padrões para a instalação de sistemas de sprinklers contra incêndios em residências familiares de uma ou duas habitações assim como em casas móveis e casas pré fabricadas.
  • NFPA 13R: Outro padrão relacionado à NFPA 13, a NFPA 13R, estabelece padrões para sistemas de sprinklers contra incêndios em propriedades residenciais de até quatro andares, incluindo unidades multifamiliares, hotéis e alojamentos para estudantes.

 

Laboratórios Terceirizados (UL)

A UL é uma empresa global independente de ciência da segurança dedicada a promover ambientes seguros de vida e de trabalho.

O rigoroso teste de incêndio UL 1821 foi um dos primeiros registros que o CPVC BlazeMaster ganhou nos anos 80. Ela exige que o material fique a uma distância mínima de uma chama de 1.600°F (871°C), com a chama de fogo tocando o tubo a 700-900°F (371-482°C).

O tubo e as conexões podem sobreviver a essas temperaturas até que o cabeçote do sprinkler seja ativado após 1 a 3 minutos, dependendo da configuração do teste.

O BlazeMaster é listada na UL, C-UL e ULC para o seguinte:

  • UL 1821 - Tubos e conexões de sprinkler termoplásticos para serviço de proteção contra incêndio
  • UL 1887 - Padrão para Teste de Segurança contra Incêndio dos Tubos de sprinkler de Plástico para Chamas Visíveis e Características de Fumaça
  • ULC/ORD - C199 - Tubulação Combustível para Sistemas de Sprinklers

 

Sociedade Americana de Testes de Materiais (ASTM)

A ASTM International é uma organização internacional de padrões que desenvolve e publica padrões técnicos para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. Esses padrões incluem as dimensões do tubo e as capacidades de transporte de pressão – todas elas foram dadas ao CPVC BlazeMaster.

  • O tubo BlazeMaster é fabricado em dimensões SDR 13.5 para os requisitos da ASTM F422
  • As conexões BlazeMaster de 3/4 polegadas (19 mm) até 1 a 1/4 polegadas (32 mm) são fabricadas em dimensões de schedule 40
  • As conexões BlazeMaster de 1 a 1/2 polegada (38 mm) a 3 polegadas (76 mm) são fabricadas nas dimensões do schedule 80
  • As conexões BlazeMaster são fabricadas de acordo com os requisitos da ASTM F437, F438, F439 ou F1970.

Revisão para ASTM F442:

  • Novas indições são necessárias na produção de tubos a partir de 1º de janeiro de 2014.
  • A revisão da norma ASTM F442 foi aprovada em abril de 2013.
  • A norma revisada especifica duas classificações de material.

Para o CPVC o ASTM 4120-05 exige que a tubulação atenda às seguintes classificações de pressão na temperatura especificada:

  • 320 psi @ 73°F (22.8°C)
  • 80 psi @ 180°F (82.2°C)

O BlazeMaster é o primeiro fabricante de CPVC que atende a norma ASTM 4120-06 para CPVC, o que aumenta a classificação de pressão a 180°F (82,2 °C):

  • 320 psi @ 73°F (22.8°C)
  • 100 psi @180°F (82.2°C)

 

NSF Internacional (NSF)

A NSF International é uma organização independente, sem fins lucrativos, que fornece proteção através de certificados de adequação do produto para alimentos, água, ar e bens de consumo. O CPVC BlazeMaster é certificado para transporte de água potável pela NSF/ANSI 14 Componentes do Sistema de Tubulação de Plásticos e Materiais Relacionados e Componentes do Sistema de Água Potável NSF/ANSI 61 - Efeitos para a Saúde.

 

Sistema do Conselho de Regulamentação da Água (WRAS)

Similar à NSF, o CPVC BlazeMaster é aprovado pela WRAS, que é uma autoridade para regulamentações de água no Reino Unido, garantindo que os materiais e sistemas para o transporte de água sejam higiênicos e eficientes.

 

FM Global

A FM Global é uma organização terceirizada que aprova materiais para usos específicos. Através da FM Global, nossos tubos e conexões BlazeMaster fabricados por nossos fabricantes parceiros são aprovados para uso em sistemas de proteção contra incêndio em tubulações expostas acima do solo para sistemas de sprinklers para taxa de risco leve. Leia mais sobre os fabricantes parceiros aqui.

 

Conselho de Certificação de Prevenção de Perdas (LPCB)

Semelhante à UL, a LPCB oferece registros e certificações em materiais para uso de proteção contra incêndio no Reino Unido.

Os registros do BlazeMaster com o LPCB exibe seu reconhecimento global - tradicionalmente os sistemas de sprinklers contra incêndio de aço eram a escolha global para retrofits e instalações residenciais, mas agora o CPVC se tornou o material escolhido.

 

O BlazeMaster é o sistema de sprinklers em CPVC mais indicado do mundo

Não há característica mais importante no setor de proteção contra incêndio do que a confiança. A crescente coleção de registros e aprovações do CPVC BlazeMaster é um testemunho de que nenhum outro material de tubulação é mais confiável.

Além da aprovação mundial, os Sistemas de Proteção Contra Incêndio BlazeMaster são apoiados pelo nosso Programa de Garantia de Qualidade, pelo qual nossos fabricantes parceiros devem exibir um histórico comprovado de qualidade e confiança consistentes.

Para perguntas sobre nossos registros e aprovações e fabricantes parceiros ou para suporte de especificação, entre em contato com um consultor de sistema de tubulação CPVC BlazeMaster.