Choose Your Location:  

Support   

Instalação de tubulação exposta reduz o custo do retrofit de sprinklers na Universidade do Kansas

By: Mark Knurek on Maio 23rd, 2019

Print/Save as PDF

Instalação de tubulação exposta reduz o custo do retrofit de sprinklers na Universidade do Kansas

Retrofit  |  Guia de Instalação  |  Redução de Custos  |  Cimento Solvente  |  Estudo de caso

Diante de uma lei municipal que exigia que um salão em Lawrence, Kansas, tivesse sprinklers antes que pudesse ser ocupada, a Alpha Xi Delta Fraternity, Inc. solicitou uma série de licitações de instaladores locais. As licitações oferecidas recomendaram a instalação mais eficiente em termos de custo e tempo.

"Ficou claro para nós que não tínhamos muitas opções", explicou Kim Frye-Olesker, diretor nacional de operações da Habitações para Alpha Xi Delta. "Estávamos com um prazo apertado para cumprir o decreto-lei da cidade e queríamos alugar as instalações rapidamente para minimizar a quantidade de renda que perdemos."

 

O tubo exposto diminui significativamente o custo

Principalmente por razões de custo, a decisão foi tomada para trabalhar com o tubo de sprinkler exposto. "Quando vimos todos as licitações chegando significativamente acima do orçamento esperado, começamos a procurar maneiras de reduzir custos", disse Frye-Olesker. "Este é um imóvel que pomos para alugar, por isso era importante manter os custos tão baixos quanto possível. Esconder o tubo teria acrescentado muito mais custos ao trabalho."

Decidir trabalhar com o tubo exposto também era uma questão de praticidade. "O prédio principal era muito antigo, tendo sido construído na década de 1920, e estava coberto de tijolos e estuque", explicou Frye-Olesker. "Se você já tentou pendurar uma foto em uma parede de estuque, sabe o quanto é difícil passar um prego, sem falar em abrir um buraco para o tubo."

 

O CPVC foi escolhido no lugar do aço

Com a decisão tomada em relação ao tubo exposto, a Alpha Xi Delta optou pela Supressão Nacional contra Incêndio (National Fire Suppression), uma divisão da Proteção contra Incêndio dos Estados Ocidentais (Western States Fire Protection Co.), por oferecer a licitação mais competitiva e a melhor solução. "Nossa maior vantagem de custo veio da nossa preferência em instalar o tubo de sprinklers contra incêndio CPVC BlazeMaster® em lugar do aço", explicou Craig Barulich, representante de vendas contratadas da Western States.

Os sistemas de sprinklers contra incêndio CPVC BlazeMaster® oferecem inúmeras vantagens de custo, com as maiores economias advindas do trabalho. Não só porque o CPVC é mais leve e mais fácil de se mover no local de trabalho, mas também é instalado com um sistema de junção de cimento solvente fácil de usar. A soldagem não é necessária, o que elimina a necessidade de maçaricos e outros equipamentos potencialmente perigosos.

Além disso, o tubo CPVC, ao contrário do metal, não requer pré-fabricação. Pelo contrário, pode ser cortado no local de trabalho para atender às especificações exatas.

"Descobrimos que, quando temos que passar pelas paredes existentes, o trabalho é muito mais fácil de concluir com o CPVC", explicou Barulich. "Nosso tubo de aço é pré-cortado na loja, então se nos deparamos com algo inesperado por trás das paredes, estamos presos com o que o departamento de engenharia criou. Você nunca sabe o que você vai haver dentro de um prédio mais antigo ... talvez um cano ou cabo. O tubo CPVC é mais flexível na medida em que nos permite fazer alterações no trabalho Além disso, o cano de metal é mais bagunçado para instalar por causa do resíduo de óleo deixado para trás do processo de rosqueamento e fabricação. Isto faz com que seja menos desejável em uma situação de retrofit".

 

O tubo CPVC exposto é mais fácil de pintar que o aço

Uma outra vantagem do tubo CPVC BlazeMaster® para a Alpha Xi Delta foi a facilidade com que ele poderia ser pintado com tinta látex. "Nós não queríamos apenas deixar o tubo exposto ao longo das paredes e tetos. Teria sido muito visível, então a decisão foi feita para pintar o tubo para que ele se misturasse com o entorno. A instalação realmente saiu bem, "explicou Frye-Olesker.

De acordo com Barulich, o metal é mais desafiador para pintar do que o CPVC. "Com o metal, você deve primeiro limpar o resíduo de óleo do tubo. Como nenhum óleo é usado na fabricação do sistema CPVC BlazeMaster® você pode começar imediatamente a pintar."

 

Instalação mais rápida com o tubo CPVC BlazeMaster®

Além da economia de custos e mão-de-obra resultante da decisão de usar tubos e conexões BlazeMaster®, a Alpha Xi Delta percebeu outra grande vantagem - uma instalação mais rápida. "Não fomos autorizados a ocupar o prédio até que os sprinklers estivessem sido instalados", explicou Frye-Olesker. "Isso significava que estávamos perdendo dinheiro do aluguel a cada mês que o prédio permanecia vazio. Como a instalação do tubo BlazeMaster® era muito mais rápida, só perdíamos o aluguel para o mês de junho. Se tivéssemos instalado o tubo de metal, a instalação teria tomado todo o verão, resultando em perdas adicionais de aluguel para julho ou mesmo agosto ".

Responsável por 110 salões em todo o país, incluindo 65 residências, Frye-Olesker tem experiência direta com inúmeros retrofits de sprinklers. "Esta foi, sem dúvida, a instalação de sprinklers de incêndio mais rápida e leve que já vi", observou ela. "Esperávamos que o projeto durasse todo o verão e ficamos agradavelmente surpresos quando foi concluído em três semanas. Eu preferiria usar o sistema CPVC BlazeMaster® o tempo todo, porque há menos contratempos e problemas."

Barulich, que tem mais de dez anos no negócio de contratação de sprinklers, concorda. "Não há alternativa melhor", disse ele. "Com o tipo de condições presentes neste projeto, o sistema CPVC BlazeMaster® foi absolutamente a melhor escolha."

 

Para saber como você pode reduzir o custo e melhorar a velocidade da instalação do próximo sistema de sprinklers, entre em contato com nossa equipe de consultores de sistemas de tubulação.