Choose Your Location:  

Support   

Como o cálculo hidráulico e o CPVC BlazeMaster® economizam

By: BlazeMaster EMEA on Abril 11th, 2019

Print/Save as PDF

Como o cálculo hidráulico e o CPVC BlazeMaster® economizam

CPVC Blazemaster  |  Redução de Custos

Todos os sistemas de proteção contra incêndio são projetados para salvar vidas e proteger a propriedade. Mas, dependendo do projeto, certos sistemas também podem reduzir os custos de mão de obra e material.

Historicamente, os instaladores contavam com o método Schedule ou tabelado para classificação das tubulações no projeto de proteção contra incêndio. Este sistema exige que o projetista conheça a classificação de perigo do edifício (risco leve, ordinário ou extra ordinário), a pressão do fornecimento de água e o espaçamento entre os sprinklers. Sendo assim, o projetista usa uma tabela ou para determinar o tamanho do tubo que será necessário para abastecer os sprinklers.

Mas esse método de projeto está desatualizado e geralmente usa tamanhos de tubos maiores e mais caros do que os realmente necessários. Também não é confiável porque é baseado em um schedule previamente definido de tamanhos de tubos e não há maneira verificável de saber como o sistema funcionará.

Por causa dessas variáveis, a Associação Nacional de Proteção contra Incêndio (NFPA) introduziu um método de projeto de sistema mais preciso e confiável conhecido como Cálculo Hidráulico.

 

O que é cálculo hidráulico?

A NFPA 13 é a norma para a instalação do sistema de proteção contra incêndio. Esse novo método requer que o projetista realize um cálculo para confirmar se o sistema será preciso e eficienteem sua aplicação específica.

O cálculo hidráulico mede as alterações na pressão com base no atrito interno do tubo. Ele usa uma fórmula específica para calcular o fluxo de líquidos através de um sistema de tubulação e garante que seja fornecida água suficiente para controlar efetivamente o incêndio de um prédio.

 

A fórmula por trás do cálculo hidráulico

A fórmula de Hazen-Williams é a equação que é usada há muito tempo para calcular a perda de atrito em sistemas de tubulação. Ela determina o tamanho apropriado do tubo e dos sprinklers a serem usados em um sistema de proteção contra incêndio calculando a perda de pressão real com base no comprimento do tubo e no atrito interno. Quanto menos atrito houver, mais facilmente a água poderá fluir, limitando a pressão e permitindo tamanhos menores de tubos.

Fórmula Cálculo Hidraulico

Na fórmula de Hazen-Williams acima, quanto maior o valor para C (coeficiente de perda de atrito para rugosidade da parede do tubo), menor poderá ser o diâmetro interno da tubulação para atingir a taxa de fluxo equivalente.

 

O cálculo hidráulico e o tubo BlazeMaster® maximizam a eficiência e minimizam custos

O cálculo hidráulico é o método de projeto mais preciso e preferido pelos projetistas, pois funciona para todos os tipos de sistemas e tubulações. Quando comparado a materiais como o aço, a combinação do cálculo hidráulico com o CPVC BlazeMaster permite que os incêndios sejam extintos com a máxima eficiência e com um custo menor.

O CPVC BlazeMaster tem um fator C Hazen-Williams consistente de 150, enquanto o aço tem um fator C inicial de 120 que diminui com o tempo devido à sua suscetibilidade à corrosão. Por conta desse fator, a superfície interna do CPVC BlazeMaster é mais suave do que a maioria das tubulações metálicas, criando menos atrito e menos interferência no fluxo da água. Isso permite que o sistema tenha uma taxa de fluxo equivalente utilizando menos tubos e com diâmetros menores, o que resulta na economia dos custos de material e mão-de-obra.

 

Saiba mais sobre o Cálculo Hidráulico e os tubos e conexões CPVC BlazeMaster

O cálculo hidráulico tem sido um método comprovado e confiável para sistemas de sprinklers contra incêndio há décadas. Para saber mais sobre esse sistema e sobre o CPVC BlazeMaster, Faça o download de nosso Guia de cálculo hidráulico.


Guia de Cálculo Hidráulico CPVC BlazeMaster